quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014


 2014 já está no fim, e mais um ano de TMJ também. Eu achei um ano bom, tanto na minha vida particular como na TMJ. Eu estava relembrando de algumas TMJs deste ano e decidi fazer este post. Eu vou explicar um pouco dele: vou mostrar todas as capas da TMJ do ano de 2014 e fazer uma pequena crítica de como aquela edição foi boa/ruim nesse ano. Simples assim. Começando pela edição 66...vamos nessa?


 O ano começa super-bem com a segunda parte da história A Brigada Dos Ossos Cruzados. E como eu amo aventuras (e principalmente sagas), claro que eu curti bastante a edição. Na verdade, eu achei a melhor edição do ano inteiro. Além de muita ação, teve cenas chocantes e emocionantes, como a morte da Mônica (que reviveu lá pras últimas páginas), a quase morte da Magali, Cebola confessando que ele foi um bocó ao deixar a Mônica de lado pra paquerar a Xabéu... muita coisa boa aconteceu nessa edição. Sem falar que quando saiu a capa, ocorreu a maior confusão do mundo, por causa do aumento de preço!

  Seguindo o ano, veio uma das edições mais românticas e polêmicas de 2014: Par Perfeito. Ah, como eu gosto de uma polemicazinha, viu?! Nesse lado, eu puxei à Denise. Foi uma edição boa, em que Magali e Cascão meio que começam a namorar. Eu gosto muito deles dois juntos e eu tenho certeza que vocês também gostaram, apesar de que muitos não concordam. Acham que com quem Magali e Cascão estão, já está bom! Claro que a edição não podia terminar com os dois juntos e teve que seguir o tradicional clichê de cada um voltando pro seu namorado(a). Mas os corações dos fãs ainda têm esperança de que um dia, eles irão ficar juntos novamente...

 Jogos Mortíferos... Ô, ediçãozinha que deixou todo mundo de cabelo em pé até hoje. A edição segue uma linha tradicional do clichê: Cebola maltratando Mônica, enquanto Do Contra só queria ajudá-la. Eu estranhei até um pouco do jeito do Cebola nessa edição porque, geralmente, quando algum cara está dando em cima da Mônica, ele resolve parar de bancar o metidão pra tentar reconquistá-la. Pois é, ele não quis cuidar da Mônica e acabou a perdendo para o DC. Eu confesso que gostei bastante daquele beijo dos dois. Tirou toda aquela ideia das edições anteriores que só vivia Mônica se humilhando feito uma cachorrinha atrás do Cebola. Já estava enchendo, então foi melhor assim mesmo, mesmo ainda preferindo a Mônica só. 


 Mais uma edição que não segue o rumo de um Clichê. A Decisão foi uma edição razoável, mas teve uma forte virada que nunca tinha acontecido antes na história da TMJ: a escolha de Mônica. Pois é, a partir daí, as ceboletes, os ceboletos, as doconicoletes e os doconicoletos (é cada nome, viu?!) começaram a existir e um está lutando contra o outro. Uma divisão que insiste até hoje. Mas o que mais me impressiona, é que Mônica ainda continua com o DC. Eu achava que o namoro deles (ou seja lá o que isso for) não iria durar nem três edições depois da 68. é, parece que eles vão continuar por um longo tempo, e se a Mônica voltar pro Cebola, espero que ele seja um decente que sirva pra alguém como ela, e que tome uma postura de macho de verdade pra ficar com Mônica (fui grosso?).

 Nosso Filhote: A edição mais chata deste ano! Foi bem paradona e sem graça que já existiu (sem falar que o desenho estava péssimo). O final salvou um pouco, mostrando aquele animal enorme chamado Alivulpex, que veio de outra dimensão resgatar o Fofenho. Lembrando que é a primeira vez na história da TMJ que o Cebola não aparece em alguma edição. Enquanto a edição, teve até algumas cenas engraçadas e divertidas, mas em geral, eu não curti não. 






  O ano segue com mais uma edição meio morgadinha: Garoto Solteiro Procura. O título é meio doido também, mas em geral, essa edição também não foi lá essas coisas, mas ela serviu para mostrar como o Cebola estava lidando com a perda da Mônica, e pelo visto, ele não estava nada bem. Ele até tenta seguir o conselho do Titi (o cara mais machista do bairro), mas não dá certo. E ele acaba percebendo no final, que só Mônica que importa pra ele e não desistirá de tentar reconquistá-la. Acho que nessa edição, Cebola começa a amadurecer; ele vai se moldando pra se tornar uma pessoa que preste para a Mônica... e até hoje, ele tá tentando essa reconciliação... e parece que ainda não conseguiu.




  Meu Ídolo. A edição foi boa, por um lado, por causa da participação da personagem secundária Maria Mello, que foi uma das protagonistas da história. O assunto foi legal porque retratava de alguém que era famoso (Julinho Baby) e que era um porre por completo. Que só queria saber de fama e maltratar os fãs. O incrível é que realmente existe gente assim, e eu gostei de pelo menos isso ter prestado na revista.






 A edição Caçadores de Androides foi a mais legal deste ano, no sentido de edições de cotidiano (como as 69,70,71 e 72). Se bem que, ela não foi voltada pro cotidiano. Ela retratou sobre a volta da Brisa e a volta de uma recente aparição do Agente X (TMJ #70). A edição foi pra mostrar como Cebola ainda anda desde que perdeu a Mônica. Na minha opinião, este foi o ponto fraco da revista, porque em uma edição fala do Cebola e a outra falava da Mônica e o DC, e isso me irritou bastante durante essas edições. Sem falar que é a segunda vez que a Mônica não aparece em nenhuma página da história (só a Mônica robô).





 Ah, finalmente chegamos nela, a saga mais famosa do ano de 2014. A saga que levantou a TMJ. A saga que nos faz lembrar das velhas aventuras que a turma vivia: A Saga Umbra! Gostei muito da primeira parte da aventura porque ela possui muitas cenas de comédias, com aqueles bonequinhos que dão um toque ainda mais de humor. E isso é o que deixa a revista com qualidade. Lembrando que faz muito tempo que não aparece uma saga tão grande quando essa (desde as TMJs 26,27 e 28 - O Aniversário de 15 Anos da Marina). Foi uma edição que finalmente uniu Mônica e Cebola, para fazer a aventura. E isso eu gostei porque pararam de frescurinha pra colocar todos juntos de um vez e fazer a aventura.



   A saga Umbra continua. Desta vez, descobrimos como funciona a tal porta para Umbra e quem é o verdadeiro vilão que estava por detrás de tudo aquilo. Gostei de saber que foi a Berenice e ao mesmo tempo não, porque ela é uma mulher tão amada e faz uma coisa dessas. E também gostei de saber que era ela porque isso acaba saindo dos clichês de que vilão é sempre aqueles que suspeitamos. A edição também têm todas as páginas pretas, o que fez melar a 4ª Capa (que era branca), e eles levaram trocentas reclamações por causa disso. Até minha!





 Umbra: A Última Batalha é a melhor das 3 partes de Umbra (na minha opinião), porque ela é aquela aventura final, a aventura que morre gente (não que eu seja fanático por essas coisas, mas é que isso é raro de acontecer na TMJ, e sempre nos deixa emocionados quando isso acontece) e que nos deixa curiosos a cada instante pra saber como a turma irá vencer o inimigo. Lembrando que é a primeira vez que um personagem morre fixamente. Sim, apesar de Berenice ser uma personagem terciária, ela fazia parte da turma, assim como o Xaveco. E por falar nele, também temos o mistério do Xavecão, não é mesmo? É nos revelado que ele é o próprio Xaveco do futuro, o que nos dá a esperança de uma dia ele e Denise namorarem!



 E, finalmente, temos a última edição do ano: Academia de Ninjas. Pena que não foi Umbra a última edição, porque ela fecharia o ano com chave de ouro. Mas tudo bem, nem tudo é como queremos e a edição 77 nem foi tão ruim assim. Na verdade, eu ainda nem a li. Mas creio que ela não será ruim e pelas minhas expectativas, vão rolar ciúmes do Cebola, vendo Mônica com o DC.






 Pra mim, este não foi o pior ano, em relação às edições da TMJ (mas sim, o ano de 2013). As coisas só vieram dar uma progredida lá pro finalzinho, mas mesmo assim, eles conseguiram ajeitar tudo e voltaram as aventuras de antigamente. Espero que a TMJ continue nesse rumo, porque assim já está bom pra mim. E vocês? o que acharam do ano de 2014 em relação à TMJ? Tenham uma ótima festa de fim de ano, pessoal. Que Deus venha abençoar a vida de vocês cada dia mais!


FELIZ ANO NOVO !!! :D

4 comentários:

  1. Também acho q esse não foi o pior ano, mas algumas histórias ficaram bem ruinzinhas mesmo. Acho q o drama de Mônica/DC/Cebola poderia ser melhor trabalhado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Magali e Cascão, às vezes tenho impressão q sou a única pessoa do universo q não gosta dos dois juntos... Pelo q o Emerson falou, as solteiras da ed. #78 são Mônica, Magali e Denise. Só a Magali q eu não gostei muito de ficar solteira. ò_Ó

      Excluir
    2. Não podemos ser muito precipitados. Talvez Mônica e Magali só estejam lá pra visitar o clube. E também porque a Panini insiste em ter que ter personagens principais na capa, porque assim eles vendem mais! E se têm que aparecer nas capas, têm que aparecer na história!

      Excluir
    3. É, isso é. Além do mais, acho q a Denise só vai insistir pra q elas participem, sei lá. Eu tinha imaginado uma história enorme sobre o pq delas estarem no clube, mas esqueci. De qualquer maneira, tenho certeza (ou pelo menos quase certeza) de q, caso estejam solteiras mesmo, Mônica e Magali vão voltar pra Quim e DC (ou pelo menos... só a Mônica pro DC ò_Ó).

      Excluir