sábado, 18 de outubro de 2014

TMJ #74 - Críticas


 Ufa, até que enfim terminei as críticas dessa edição. Esse mês atrasou um pouquinho... quer dizer, um bocado. Só pude comprar a revista no dia 13, pois eu viajei e nem tive tempo de nem entrar no Blog, nesse período. Bom, agora chega de falar sobre mim e meu relacionamento com a TMJ. Vamos as críticas, que é o que importa, agora.

 Antes de mais nada, você que ainda não leu, aconselho a ler primeiro a revista pois aqui contém Spoiler. Então não me responsabilizem se você leu antes de comprar a edição, e ainda vier reclamar okay?! Então, Vamulá...  

 A primeira coisa boa notável nessa edição, é a aparição dos 4 personagens principais, coisa que não acontecia há muito tempo. Sabe, a turma não estava unida faz um longo tempo, e depois que a Mônica começou a namorar com o DC, aí piorou tudo! A história ficou dividida. Cebola em uma edição, e na próxima a Mônica. Além dessa divisão ser ridícula, ainda tirava o foco dos outros personagens, aliás, nem os principais estavam aparecendo. Mas Emerson resolveu fazer diferente. Ele não quis saber de ladainha de namoro, nem frescura do Cebola não falar com a Mônica. Ele juntou eles dois e ainda colocou Cascão e Magali com uma boa aparição na revista ( Sem falar que a Denise não ficou de fora). Ah... quanto não vejo isso, mesmo?! Nem nas edições #65 e #66 ( A Brigada dos Ossos Cruzados) ele se uniram tanto, porque na primeira parte da saga, a Magá só fazia dar conselhos das cagadas que o Cebola fazia para a Mônica, e o Cascão só estava pra encher linguiça, mesmo! Então, parabéns para o Emerson por não apenas ter feito uma história muito boa, mas também por dar foco a todos os personagens principais!

 A história começa com os 4 mais o Quim viajando a cidade de Sococó da Ema para fazer um trabalho, mas acaba dando tudo em merda e eles tentam desviar de uma fadinha que aparece, e acabam descendo ladeira abaixo. O carro quebra e eles encontram a Madame Creuzodete e a Berenice. Uma coisa que o Emerson falou, é que ele sempre gosta de colocar nas suas edições a Berenice e a Madame Creuzodete ( que aparecem em Sombras do Passado - Parte 1, e na última página da TMJ #63 - Dia das Bruxas). De começo, ele falou que a Creuzodete é negra, e que teria que fazer algo para mostrar sua verdadeira cor, já que o colorista deixou ela branca. Aí eu fico me perguntando... que mistério será que o Emerson irá fazer para revelar essas coisas da Creuzodete. Bom, isso não apareceu nessa edição, e acho que nessa saga também não abordará esse assunto. Mas quem sabe mais pra frente?! 

 Voltando a história, Quim acaba ficando para esperar o reboque chegar e levar o carro para consertar ( e a partir daí, ele não aparece mais na história, coisa que não me preocupou muito) e a turma vai pra cidade, no carro da madame Creuzodete. Chegando lá, eles encontram a Sofia, que está trampando de segurança e a Denise, que é a empresária dos cantores Zé Beto e Crispiano, que é uma referência aos cantores sertanejos Zé Neto e Cristiano. Até estranhei a Denise gostar e empresariar cantores sertanejos, nunca pensei que fosse o tipo dela. Mas a justificativa que ela dá, é bem a cara dela, mesmo!

 Depois, a turma pergunta onde podem conseguir um hotel para se hospedarem, mas Denise diz que todos já estão ocupados e a Berenice diz que não tem problema pois podem ficar na casa dela, e todo mundo faz montinho por causa disso! XD

 É aí que todo o terror e suspense começam. Magali já começa com pressentimentos estranhos, mas o engraçado é que só ela sente essas coisas, assim como na TMJ #63 - Dia das Bruxas. Mas isso deve ter algo a ver com sua fonte de poder, por ser uma bruxa. E por falar nisso, acho que ela descobrirá que realmente é uma bruxa na próxima saga do Emerson ( Que deve sair alguns meses depois de "Umbra"). 



 Outra coisa que gosto nas histórias do Emerson, é a comédia. Os personagens ficam com caras hilárias, e é isso que dá o humor a revista. E além das caras, tem as tirações, né?! E até na hora da Magali sendo possuída pela porta-voz, teve o Cascão, que ficou feliz por saber que era seu amigo que iria morrer e não ele. Ah... como eu sentia falta disso também na TMJ. Parece que com o Emerson, a história é história de verdade, e não apenas briguinha, mimimi e novela mexicana. 

 Como a turma estava sentindo muito calor, todos decidiram nada no rio/lago/lagoa atrás da casa da Berê. Engraçado, a Berenice apareceu muito nessa história, até mais que a madame Creuzodete. Não que isso tenha sido ruim, mas nunca pensei que uma participação dela pudesse ter tanta importância numa história da TMJ. 

 O calor tava tão grande que nem o Cascão aguentou e entrou na água, se bem que ele foi forçado pela Mônica a fazer isso. E no meio disso, Cebola recebe uma marca naquele rio/lago/lagoa. Uma marca que lembra um pouco o asterisco, todos ficam meio que se perguntando porque aquilo aquilo aconteceu, mas depois esquecem. E a história prossegue. 

 Mais uma coisa que com certeza não poderia ficar fora da crítica, e o tal do Xavecão, seu beijo na Denise e o Emerson confundir a cabeça de todo mundo fazendo todos pensar que ele era o Xaveco do futuro... ou não. Muitos acharam a ideia meio tosca, já eu, acho algo legal. Não vejo nada de mais a ideia de colocar na história de uma viajem no tempo, mas tem várias coisas que ficam meio confusas sobre ele ser do futuro. Tipo: Se ele está no passado, ele sabe que naquela época ele e a Denise não estariam namorando. Só se ele tivesse querendo voltar ao tempo para impedir o que tivera acontecido, e sabe que voltou antes de tudo acontecer, mas não sabe exatamente em que ano está. Ou talvez, ele não se lembre que naquele tempo ele e a Denise não tinham namorado ainda. Argh, como minhas teorias são toscas! 

 E em uma noite em que o Cebola estava trabalhando na matéria do suposto mistério que existia na cidade de Sococó da Ema, surge os filhos de Umbra. É a partir daí que temos várias e várias teorias, mistérios e muitas dúvidas. Acho que é por isso que gosto tanto das sagas. Eles transmitem várias perguntas sem respostas e temos que aguardar aquele tempinho gostoso de suspense pra só um mês depois saber a verdade. No caso dessa saga, o mistério ainda é muito maior que as últimas sagas da TMJ. Pois tenho certeza de que, por ser uma saga de 3 partes, alguns mistérios serão revelados e surgirão muitos outros. Como o violinista diz "A Serpente Está Voltando", essa tal serpente pode aparecer na edição #75, mas suas explicações podem vir apenas na #76. 

 E por falar em serpente, todos estão querendo saber quem é ela. A sugestão mais aceita, é que ela seja a Jumenta Voadora, a mulher que distribuía comidas em tapauers, que depois da morte da sua filha ela quis se vingar. Mas como uma mulher que era considerada um anjo, pode se transformar em uma pessoa tão cruel?! Será que a morte da sua filha seria o suficiente para ela ter ficado tão furiosa?! Só uma mãe que perdeu uma filha por causa de moleques desocupados que mataram a sua filha por querer poderia responder essa pergunta.   


 E a tal da mulher do teaser, que o Emerson está dizendo que é a Dona Morte?! Ai, ai... não sei se posso mais acreditar nessas coisas de TMJ que o Emerson diz. Vai que eu me iluda em achar que ela apareça, e acabe me decepcionando com um vácuo de aparição da D. Morte?! Sei de nada, sei de nada...

 Mas uma coisa que eu acho que é realmente verdade do Emerson, são as coisas que ele revelou sobre os filhos de Umbra. Eu perguntei a ele se o Porta-voz era o líder dos filhos de Umbra, e ele disse que sim. Meu cocô de teoria sobre isso, é que talvez o Porta-voz tenha sido o último filho de Umbra a morrer, pois podemos observar na capa da TMJ #75 que o Cebola está como se fosse sendo o novo líder dos filhos de Umbra, e ele morreu depois dos 7, não é mesmo?!

 E pra causar um desfecho super legal nessa edição, surge a morte do Cebola, coisa que muita gente até chorou por causa disso. Nossa, não vejo necessidade de chorar por papel, até porque o Cebola com certeza vai voltar a vida! Mas convenhamos que sempre é bom respeitar a vontade dos outros, certo?! 

 Desde o começo dos teasers no facebook do Emerson sobre a TMJ #74, ele disse que o Cebola iria morrer. De começo, eu achei isso mais uma de suas mentiras pois ele não tinha como revelar isso para os fãs, pois é oque causa impacto na revista. Mas parece que isso realmente aconteceu. Não sei porquê o Emerson fez isso, causaria um impacto MUITO maior. Mas fazer o quê, né?

 Bem, pessoal. Acho que a crítica foi essa. Ficou bem grandezinha, né?! Mas pra compensar o precioso tempo que vocês perderam para lê-la, aqui está uma montagem que fiz sobre a Mônica pensando no Cebola quando viu que ele morreu. Também vou disponibilizar o Png que da colorização que fiz dela. E logo abaixo, conferem minha nota sobre essa edição:

 

Desenho: 9,0
Roteiro: 9,5
Nota Final: 9,25

 O desenho nas primeiras páginas ficaram bastante feios, mas a partir da página 60 em diante, ele fica bem melhor pois o desenhista é trocado. Já o roteiro, ficou excelente, com vários pensamentos do que acontecerá nas próximas edições. Mas não dou dez pois não senti uma profundidade de terror tão grande quanto a TMJ #63 - Dia das Bruxas. Talvez seja só impressão minha, sei lá. Mas é oque acho.

 E vocês?! Como acham que serão as próximas edições dessa saga?! Não esqueçam de sempre dar suas opiniões e sugestões sobre o Blog, e sobre os assuntos que rolam na TMJ.


COMENTEM !!! :D

2 comentários:

  1. Eh q n teve tanto terror quanto eu esperava..o Emerson disse q seria terror do começo ao fim mais eu dei mais risadas do q fiquei com medo..tomara q na 75 tenha mais terror .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero, mas não vamos reclamar muito. Afinal, essa saga promete ser muito boa.

      Excluir